FLIPORTO DIGITAL – PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Homenageados: Sílvio Meira e Luciano Meira
Coordenadora: Cláudia Cordeiro
Entrada: Franca

11 a 15 de novembro de 2011
HORÁRIO

Dia 11 (sexta-feira): das 10 às 17h.
Dias 12 (sábado), 13 (domingo), 14 (segunda-feira) – das 9 às 20h.
Dia 15 (terça-feira): das 9 às 18h.

Local: Biblioteca Pública de Olinda | Av. Liberdade, 100, Praça do Carmo, Olinda, PE (Acesse o mapa)
Parceiros: Microsoft Innovation Center – MICPE; Joy Street – PORTO DIGITAL; Mix Tecnologia – MIX LEITOR D; Gol Mobile – NUVEM DE LIVROS; CONADE – SDH/PR – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
LCD com transmissão ao vivo para a Internet da programação do Congresso Literário

11 (Sexta-feira)

10:30h ABERTURA – Inauguração do espaço pelo Curador da Fliporto Antônio Campos com discurso de apresentação dos homenageados Sílvio Meira e Luciano Meira.
11 às 11:40h – SILVIO MEIRA e LUCIANO MEIRA, “O livro vira rede e a aprendizagem vira jogo” – Participação: Antônio Campos, Eduardo Côrtes, Diego Melo, Izabel Grizzi. (Transmissão ao vivo para a Internet)

Coffee Breack

11:40 às 12:40h –
ROBERTO BAHIENSE , Nuvem de Livros. Apresentação do projeto da Gol Mobile.
Participação: Antônio Campos, Diego Melo, Murilo Marinho (Transmissão ao vivo para a Internet)


12 (Sábado)

13:45 às 14:30h – SÍLVIA VALADARES – Microsoft Brasil.
Participação: Lídia Freitas e Izabel Grizzi

13 (Domingo)
12:30 às 13:30h – DIEGO MELO: Apresentação do Mix Leitor D, versão 2011

14 (Segunda-feira)
13:00 – Sorteio de brindes
14:30h – MOISES BAUER LUIZ: A Tecnologia e Serviço da Acessibilidade.

15 (terça-feira)
ENCERRAMENTO
13:00h – LANÇAMENTOS :
“OS CEM MELHORES DO TOC140, 2011” – Carpe Diem e Editora Fliporto.
5º. PRÊMIO INTERNACIONAL POESIA AO VÍDEO – DVD

14:00h – Pernambucanidade em Jogo. Final da maratona premiada do conhecimento Literário (ao vivo)

14:30h – FESTA DE PRÊMIOS
ENTREGA DOS PRÊMIOS AOS VENCEDORES DOS CONCURSOS: Prêmio Maximiano Campos de Literatura ; 5º Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo ; TOC 140 – Literatura no Twitter, ANO II, PERNAMBUCANIDADE EM JOGO.
Participação:
ANTÔNIO CAMPOS, EDUARDO CÔRTES, CLÁUDIA CORDEIRO parceiros e convidados.

OFICINAS:
Entrega simbólica de certificados da Microsoft com a participação de todos os inscritos.

Encerramento:
PALAVRAS DE ANTÔNIO CAMPOS

DESCRITIVO DOS ESTANDES
JOY STREET – PORTO DIGITAL
Exposição da rede social “gameficada” da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação, voltada para estudantes da rede pública estadual de Pernambuco, que já conta com mais de 40.000 usuários, sendo a maior rede social do ensino

básico do Brasil.
O estande proporcionará ao visitante a experimentação real da rede e dos jogos (em especial os jogos de leitura) a partir dos 3 computadores conectados à internet. O espaço terá monitores full time no estande para orientar os

visitantes e controlar o tempo de experiência de uso de cada um. Um dos computadores terá sua tela projetada na LCD de 40 para que os visitantes possam visualizar a ação do jogador enquanto esperam. A outra LCD exibirá em

looping um vídeo da OJE a partir do DVD player.

MICPE – MICROSOFT INNOVATION CENTER PERNAMBUCO
Na VII edição da Fliporto, o Microsoft Innovation Center (MIC) Pernambuco traz a combinação perfeita entre literatura e tecnologia. No estande, o visitante poderá presenciar a competição real da última etapa do Pernambucanidade em Jogo, que classificar os 3 primeiros lugares e também poderão testar seus conhecimentos literários em equipamentos sensíveis ao toque (HP Touch), pois terão acesso ao mesmo jogo. Além disso, uma versão inédita será disponibilizada em Windows Phone 7, o que há de mais avançado em tecnologia mobile. O espaço terá monitores full time para orientar e controlar o tempo de experiência de uso de cada um. Um dos computadores terá projeção em LCD, para que os visitantes possam visualizar a ação do jogador enquanto esperam. A experiência ficará ainda mais rica, com as oficinas oferecidas na sede do MIC, onde os participantes inscritos poderão aprender um pouco mais sobre WP7 e Comunicação Virtual.

MICbook – Em HP Touch, o visitante poderá folhear livros diversos entre eles os da coleção Pernambuco em Antologias, e as edições 2010 e 2011 de Os Cem Melhores do TOC140 Poesia no Twitter.

FLIPORTO DIGITAL
Em dois LCDs o visitante poderá assistir aos vídeos vencedores do 5o. Prëmio Internacional Poesia ao Vídeo e 2o. TOC140 Poesia no Twitter e contará com recepcionistas para orientar sobre todas as atividades que estarão sendo desenvolvidas. Os parceiros GOL MOBILE – Nuvem de Livros, CONADE – Campanha Nacional da Acessibilidade – e MIX LeitorD partilharão o espaço exibindo seus produtos.

TELÃO DE EXPOSIÇÕES
Com a edição e monitoramento do designer Vitor Beltráo, da parceria AZMUTI, nosso telão exibiirá continuamente exposições interativas em vários formatos digitais.

OFICINAS
Neste ano de 2011, a Fliporto Digital em parceria com o MICPE oferecerá duas oficinas. Leia atentamente o descritivo e inscreva-se em uma delas, antes observando se atende aos pré-requisitos exigidos.

LOCAL: instalações do Microsoft Innovation Center Pernambuco / Brasil -Rua Manoel Borba, 270, Umuarama, Olinda – PE

COMUNICAÇÃO VIRTUAL – como trabalhar sua imagem e divulgar seu trabalho utilizando a internet.
Instrutora: Viviane Enomoto
Assessora de Comunicação do Microsoft Innovation Center
Pernambuco. Graduada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Foco em comunicação para empresas de base tecnológica e inserção e gerenciamento de mídias sociais.

Data e Horário: 13/nov – 14 às 18h – 35 vagas
Local: Sala de Treinamento 2 – Olinda Digital

Data e Horário : 14/nov – 14 às 18h – 35 vagas
Local: Sala de Treinamento 2 – Olinda Digital

Público Alvo:
Estudantes ou profissionais com foco empreendedor, que queiram aprender a utilizar o ambiente virtual para divulgação de seu trabalho.
Pré-requisitos:
Conhecimento de Internet (usuário), utilizar mídias sociais (Orkut, Facebook etc), utilizar e-mails como forma de comunicação no âmbito profissional.

ASSUNTOS DE PROGRAMAÇÃO
O que é Web 1.0, 2.0, 3.0… conceitos, características e mitos. A importância da comunicação web para um produtor independente. Como utilizar as redes sociais para fins profissionais. Twitter, Facebook, Linkedin, Orkut… qual a

diferença entre eles e em quais devo concentrar minhas ações? Etiqueta virtual: o que fazer e o que NÃO fazer para transmitir a mensagem desejada ao público.

Objetivo:
Propiciar aos participantes o conhecimento básico de atuação no ambiente online, mostrar a importância da etiqueta virtual e a necessidade do posicionamento profissional na web.

Carga horária: 4 horas.

Windows Phone 7 – a nova plataforma mobile da Microsoft.
Instrutor: Edenilson Silva
Desenvolvedor do Microsoft Innovation Center Pernambuco com foco em desenvolvimento em Windows Phone 7 com a tecnologia SilverLight.

Data e horário: 13/nov -14 às 18h – 14 Vagas
Local: Sala de Treinamento 1- Olinda Digital

Data e horário: 14/nov -14 às 18h – 14 vagas
Local: Sala de Treinamento 1- Olinda Digital

Carga horária: 4 horas.
Público Alvo:
Desenvolvedores (estudantes ou profissionais)

Pré-requisitos:
Conhecimento de lógica de programação e linguagem de marcação (html, xml etc)



Logomarcas da flipoto digitalAgencia de publicidade recifeCriação de sites em recife